top of page

SOBRE ALTAIR SIQUEIRA COSTA

Boas-vindas,

 

Altair Siqueira Costa, nascida na cidade de Serra, Espírito Santo, em 21 de abril de 1906, filha do Senhor Manoel Siqueira de Miranda e da Professora Olivina da Conceição Siqueira. Casou-se com o Senhor Theotônio da Costa Pereira, comerciante, vereador e presidente da Câmara Municipal da Serra, com quem teve seus 4 filhos: Professora Maria Benedicta Costa Pereira, ex diretora do grupo escolar "Professor João Loyola", Altamir Siqueira Costa, falecido aos 16 anos, Senhor Roberto Siqueira Costa, ex vereador e presidente da Câmara Municipal da Serra e patrono do Estádio do Serra Futebol Clube, Doutor Antônio Carlos Siqueira Costa patrono do Salão do Fórum do Município de Candeias, Bahia.

Em 1926, conclui o magistério no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o "Colégio do Carmo", em Vitória-ES. Sua carreira é toda dedicada a educação no Munípio da Serra. Inciando a regência de classe na "Escola Singular de Sauanha", onde a partir de 1945, assume a direção  do então grupo escolar Prof. João Loyola e também a função de delagada de ensino de Serra, afastando-se anos depois por motivo de doença que lhe causou a morte em 12 de janeiro de 1954, aos 47 anos de idade.

A vida profissional da Profª Altair Siqueira Costa no municípios de Serra, é marcada pela cultura. Sendo uma pessoa muito alegre e animada, apoiava a criação de Clubes Recreativos na escola e na comunidade - "O Serra Futebol Clube", desenvolvia programas sociais de assistência à população; liderava a vida reliogosa do município, sendo a presidenta (o Padre) das festividades litúrgicas; era roteirista e atuante em peças teatrais; organizava os festejos populares como os "bailes carnavalescos", festas juninas, reis e rainhas da primavera; comemorações cívicas e sociais; permitindo a todos o exercício pleno da cidadania.

Uma vida dedicada à educação como foi Altair Siqueira Costa, nunca será esquecida, e essa obra está sendo escrita para perpetuar aquilo que a Serra teve de bom, que foram vidas como a dela, que fizeram a diferença no ensino serrano. Ela viveu muito pouco, porém deixou sua marca registrada, a de uma lutadora pela educação, sem preconceitos, atravessando as diversas barreiras que o magistério em nosso país sempre enfrentou, com baixos salários, falta de estutura, dentre outros.

 

Bibliografia

 

O texto foi elaborado à partir de entrevista feita à filha de Altair Siqueira Costa, Maria Benedita Costa Pereira no ano de 2004.

 

 

 

 

 

 

 

© 2013 por EMEF "Altair Siqueira Costa". Todos os Direitos Reservados.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page